Levante a mão quem nunca caiu parado. Isso é muito mais comum do que você pensa.
Afinal, andar “rápido” com uma moto não é difícil. O desafio mesmo é andar devagar, manobrar e ter o domínio da moto em baixa velocidade.
Para pessoas de baixa estatura, em motos altas ou em pisos irregulares, o desafio fica ainda maior. E aí só tem um jeito de evitar uma queda: técnica e treino.
Então, mãos à obra. Vamos à parte teórica da técnica!
Para lidar com manobras em baixa velocidade, precisamos ter uma intimidade e um domínio da moto que só o tempo de experiência não necessariamente traz. Não adianta dizer que anda de moto há 30 anos se você faz todos os dias a mesma coisa.
Principalmente para aqueles que só andam de fim de semana e em estrada, na hora de parar e manobrar, rapaz… é um Deus nos acuda.
Para andar devagar é preciso trabalhar o que chamamos de “cabo de guerra”, onde buscamos a harmonia entre o acelerador, a embreagem e o freio traseiro.
A motocicleta precisa estar sempre “empurrando” com o acelerador aberto em torno de 2.000 a 3.000 rpm e a embreagem um pouco solta, como quando se controla o veículo numa subida.
Para “segurar” a velocidade, usamos o freio traseiro. Quer dizer, a embreagem solta faz a moto querer andar e o freio traseiro faz a moto querer parar. Pronto, temos o princípio do cabo de guerra.
O que não podemos fazer? Apertar a embreagem, pois perde-se uma das forças e nem soltar demais, forçando-a e fazendo com que precisemos usar muito o freio traseiro. O segredo é o equilíbrio, suave, tudo dosado e sem sobressaltos.
Se faltar uma das forças, a moto cai. Se sobrar, estraga o conjunto e pode cair. Se a moto morrer, cai… Quer dizer, o equilíbrio é a receita. Para isso, é necessário treino e sensibilidade.
E tudo isso deve ser somado ao olhar correto, buscando o objetivo e uma posição de pilotagem adequada para diminuir o diâmetro de giro e não “brigar” com a moto. Não é fácil. Por isso.. venha aprender com a gente na prática!
Em nossos cursos On-road 1 e On-Road 2 abordamos a técnica de manobras na teoria e na prática. E, para você ficar realmente imbatível, após o On-Road 2, faça a nossa clínica de “Manobras e controle em baixa velocidade”. Trabalhamos especificamente essa técnica, com 8 exercícios diferentes.
Verifique mais informações em nossa página de cursos aqui no site ou entre em contato com a nossa equipe! Com certeza te ajudaremos a pilotar melhor e com mais segurança!